Eireli

Você sabe no que uma empresa categorizada como Eireli se diferencia das demais? Esta é uma sigla para Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.

Portanto, é uma categoria que conta com um único sócio, sendo este o próprio dono ou profissional. Por conta dessa característica, acaba sendo uma ótima opção para aquelas pessoas que não se encaixam no MEI.

Veja mais sobre este assunto ao longo do conteúdo e suas diferenças.

O que é Eireli?

Como dissemos acima, esse é um sistema que conta com um único sócio. Portanto, só precisa de um sócio para que a abertura da empresa seja realizada.

Essa é uma categoria criada em 2011 que permitiu que empresas pudessem legalizar suas atividades sem que se tivesse de ter um “sócio fantasma” se cadastrando como LTDA.

Esse fator acontecia quando o negócio não se encaixava nos padrões de MEI, seja pela atividade da empresa ou pelo seu rendimento. Portanto, a única opção que restava era o cadastro de sociedade limitada, que exige dois sócios.

Muitas pessoas abriram empresas sozinhas mas com a presença de um sócio fictício para que pudessem se enquadrar nas normas da lei.

Como funciona o Eireli?

Nesta categoria o empresário precisa ter uma declaração dizendo possuir 100 vezes o salário mínimo vigente, tudo para essa modalidade.

Então se o valor foi de mil no dia da empresa, é necessário que o empresário declare R$ 100 mil para legalizar seu negócio. No contrato social, terá a declaração dos itens que fazem parte deste patrimônio.

No momento de fazer o protocolo de documento na Junta comercial, é preciso que se liste bens que foram passados do nome do empresário para o nome da empresa. Isso irá compor o capital social.

Diferenças de Eireli para outras categorias

As diferenças são bastante notáveis quanto ao Eireli. Isso porque, por exemplo, quem é MEI não precisa ter um capital mínimo. Além disso o faturamento do MEI é limitado a 81 mil por ano.

Já para o Eireli isso não ocorre. Em relação ao empresário individual, o Eireli deixa que se possa separar o patrimônio pessoal do da empresa. Isso porque se tem a garantia de capital feita no ato do registro.

Empresários individuais podem ter dívidas garantidas no patrimônio pessoal. Assim, a sociedade limitada, exige que sócios façam parte da abertura da empresa.

No Eireli toda decisão  parte de uma única pessoa.

Como é o processo de abertura?

Diferente do MEI, onde você pode fazer todo processo pela internet, o Eireli você só consegue realizar se contar com uma empresa de contabilidade online.

Então, a parte de dar abertura segue como todas as outras categorias. A documentação a ser coletada é a seguinte:

Conclusão

Muita coisa sobre o sistema Eireli pode ser esclarecida com a ajuda de um profissional. Portanto, procure essas pessoas para te guiar durante o processo.

Além disso, procure se informar por meio de portais, artigos e conteúdos a respeito do assunto. Diga aqui então se este texto pode te ajudar a saber mais sobre o assunto e não se esqueça de compartilhar isso com mais outras pessoas.

Saiba mais: https://ocikonline.com.br/abrir-empresa/

A OCIK Contabilidade, com mais de 20 anos de experiência, oferece a atenção que sua empresa merece e precisa, cuidando desde a abertura da empresa de forma integrada, até a legalização completa visando a melhor forma jurídica e o melhor tipo de tributação.

Menu

Facebook

© 2019 | Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Public Online